top of page

A Amazon descreve o ambiente, onde está inserida no mercado, como altamente competitivo. Tal deve-se ao facto, de a empresa ver como possíveis concorrentes o mais variado tipo de empresas. Começando logo por outras empresas do tipo retailer, empresas que fornecem serviços do tipo comércio eletrónico (desenvolvimento de sites, publicidade) e consideram igualmente concorrentes mecanismos de pesquisa na web, sites de comparação de compras, entre outros.

A Amazon acredita que nos principais fatores competitivos no seu segmento de mercado estão incluídos o preço, a seleção, a disponibilidade, a informação, a descoberta, o reconhecimento da marca, a confiabilidade, o tempo de atendimento, e podia-se continuar a enumerar mais fatores, ou seja, existem n-fatores que influenciam este mercado tornando extremamente competitivo.

Analisando o ano 2017, comparando as principais lojas onlines dos EUA e os respetivos valores em vendas nesse país, a Amazon teve um valor de 52804.88 milhões de dólares enquanto o segundo classificado, Walmart, fez 14005.02 milhões e o terceiro, Apple, fez 6270.29 milhões, sendo que podemos observar a posição de mercado que a Amazon consegue alcançar num país como os EUA.

Concorrência - ambiente de elevada competição

bottom of page