top of page

Amazon Web Services

O AWS é uma subsidiária da Amazon que fornece plataformas de computação na nuvem, sendo um serviço para particulares, empresas ou até governos, e que tem um preçário baseado numa subscrição. A tecnologia destas plataformas permite que os utilizadores tenham à sua disposição, através da internet, um conjunto de recursos computacionais (máquinas virtuais). Cada máquina virtual da AWS possui a maioria dos componentes de um computador real, ou seja, incluem ao nível do hardware CPU(s) e GPU(s), memória RAM e discos de armazenamento SSD, e ao nível do software incluem um sistema operativo à escolha, servidores web, bases de dados, sistema CRM, e assim em diante.

As componentes de entrada e saída, como o monitor, o teclado e o rato, estão igualmente virtualizados no AWS, o que permite que os clientes possam conectar-se ao sistema através de um browser. Este comporta-se como uma ponte para o computador virtual. A partir do browser, é possível configurar e usar os sistemas virtuais, tal como num computador real. Uma das obrigações da Amazon, que fica estipulado no contrato de subscrição, é gerir e atualizar os padrões de segurança de cada cliente. 

Os serviços mais populares oferecidos pela AWS são o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) e o Amazon Simple Storage Device (S3), ofertas essas que podem ser acedidas via HTTP, usando o protocolo SOAP e o estilo de arquitetura REST. Indo ao encontro da atualidade e da disciplina em causa, iremos descrever de seguida um serviço em particular da AWS: Amazon Kinesis Video Streams.

Amazon Kinesis Video Streams

O Amazon Kinesis Video Streams é um serviço da AWS que permite ao cliente transmitir ao vivo vídeos de um dispositivo para a cloud do AWS ou então criar aplicações para processamento de vídeo em tempo real. O uso deste serviço varia desde a captura de grandes quantidades de dados de vídeo em tempo real, proveniente de várias fontes (smarthphones, câmaras de segurança, drones),  até ao envio de dados processados que não contêm vídeo, como dados de áudio, imagens térmicas ou dados RADAR.

 A Amazon Kinesis Video Streams tem como benefícios principais a possibilidade de fazer streaming de vídeo a partir de milhões de dispositivos de "extremidade", o armazenamento é resiliente e de fácil pesquisa, não é necessário fazer a gestão de qualquer infraestrutura e acima de tudo, representa um serviço seguro.

No funcionamento deste serviço estão presentes 3 componentes: o produtor; o fluxo de vídeo Kinesis; e o consumidor.

O primeiro pode ser uma câmara de segurança ou um smarthphone, como foi referido anteriormente, desde que conduza dados para o fluxo de vídeo. De notar que um produtor pode gerar um ou mais fluxos de vídeo.  O fluxo de vídeo Kinesis representa um recurso que permite transportar dados de vídeo em tempo real, armazenando e disponibilizando esses dados para consumo, igualmente em tempo real.  Este tipo de fluxo pode ser criado a partir da consola do AWS Management ou programando usando os SDK (biblioteca de criptográfica que facilita a implementação de práticas criptográficas) da AWS. De notar que uma ou mais aplicações independentes, em paralelo, podem consumir um fluxo de vídeo Kinesis. O consumidor obtém os dados, como fragmentos, para os processar, analisar e visualizar. É possível escrever aplicações que consomem e processam fluxos de vídeo Kinesis em tempo real.

Modo de funcionamento do serviço Kinesis Video Streams

Um exemplo concreto de aplicação poderá ser: inicia-se a captura e a transmissão em tempo real da imagem do nosso animal de estimação que se encontra em casa. Depois é gerado o fluxo de vídeo Kinesis, sendo os dados transmitidos. Através de uma aplicação de processamento de vídeo, o vídeo recebido é convertido para formatos como o MPEG-4 e este é transmitido para um browser ou smarthphone; e finalmente, o vídeo do nosso animal de estimação chega até nós, no local onde nos encontrarmos.

Ilustração do exemplo do caso de uso em causa, do Kinesis Video Streams

bottom of page