top of page

Arquitectura global do sistema

A Amazon é um sistema de informações baseado na SOA (Service Oriented Architecture), sendo este serviço totalmente distribuído e descentralizado, o que permite escalabilidade e robustez. O núcleo da tecnologia que garante o funcionamento da Amazon é, inteiramente, baseado em Linux. A Amazon tem as 3 maiores bases de dados em Linux do mundo com uma total capacidade de 7.8 terabytes, 18.5 terabytes e 24.7 terabytes, respetivamente.  O "armazém" central de dados (data warehouse) da Amazon é constituído por 28 servidores Hewlett Packard, com 4 CPU's por servidor, correndo o software de base de dados da Oracle 9i. Um data wareshouse é um repositório central de informação usado pelas grandes empresas para extrair informação relevante que serve para tomarem decisões bem fundamentadas. Geralmente uma empresa monitoriza o desempenho do seu negócio com base em relatórios e dashboards que são atualizados periodicamente a partir da informação extraída desse data wareshouse.

O data wareshouse da Amazon, está dividido em 3 camadas: a primeira camada (inferior), onde está inserido o servidor da base de dados, é usado para extrair e armazenar dados de várias fontes, que posteriormente são transformados conforme regras bem definidas. Para tal é usada uma ferramenta ETL (Extract, Transform e Load); a segunda camada (intermédia) consiste no mecanismo de análise, que é usado para aceder aos dados e analisá-los; e finalmente, a última camada é o front-end do cliente, onde são apresentados os resultados provenientes das ferramentas de relatórios, de análises e da exploração de resultados.

Os principais sistemas desenvolvidos pela Amazon são o Amazon Web Services (AWS) e o Simple Storage Service (S3). É através dos mesmos que a Amazon consegue manter o seu vasto número de produtos e milhões de clientes ativos. O S3 representa um sistema de armazenamento de objetos, criado para armazenar e recuperar qualquer quantidade de dados de qualquer local (sites, aplicações móveis, dados de sensores, dispositivos de IoT). Este serviço foi concebido para oferecer uma resiliência a erros na ordem de 99.999999999% e armazenar dados de milhões de aplicações, oferecendo ainda recursos abrangentes de segurança e conformidade com os requisitos normativos mais rigorosos. 

A Amazon tem um desafio bastante constante: todos os segundos, milhares de clientes estão à procura de alguma coisa. Logo a procura e a encomenda dos produtos tem de ser realizada de forma rápida, segura e confiável. A tecnologia usada para ir ao encontro deste desafio irá ser abordada de seguida.

bottom of page