top of page

O modelo de negócio da Amazon assenta em 3 ideias: colocar sempre o cliente em primeiro lugar; inventar; e ser paciente, sendo que Jeff Bezos sempre se apresentou convicto que estas ideias eram fundamentais para o futuro da empresa. “We’ve had three big ideas at Amazon that we’ve stuck with for 18 years, and they’re the reason we’re successful: Put the customer first. Invent. And be patient.he said. “If you replace ‘customer’ with ‘reader,’ that approach, that point of view, can be successful at The Post, too." - palavras de Jeff Bezos, numa intervista ao Washington Post.

A ideia de apostar um negócio online já existia há várias décadas, mas como tudo na vida, foi a forma como foi posto em prática que fez toda a diferença. A Amazon desde cedo começou a fazer grandes investimentos para que os clientes fossem a sua principal prioridade. Apesar de na década passada a Amazon já ter um ótimo site, onde os clientes podiam comprar os produtos apenas com 1 clique, a Amazon continuava com imensos problemas em cumprir todos os pedidos corretamente, porque não possuía os armazéns onde estavam a maior parte dos produtos pedidos pelos clientes. Para melhorar esta falha, realizou um investimento enorme, tendo ao longo dos anos investido milhões de euros em armazéns e sistemas, para assim aumentar a qualidade e a eficiência do atendimento aos pedidos feitos.

No que toca à invenção, Bezos demonstrou toda a sua genialidade e coragem. Em 2007, decidiu que estava na hora de entrar no negócio de entregas online de mercearias, tendo iniciando este serviço AmazonFresh nos bairros de Medina e Mercer Island, em Seattle. O sucesso deste serviço estava dependente de uma tecnologia desenvolvida por Mick Mountz. Mountz tinha trabalhado numa fracassada loja online, mas usou um pouco do que aprendeu para fundar uma empresa robótica: Kiva Systems. A ação dos robôs da Kiva era qualquer coisa extraordinária: iam à prateleira do armazém, onde estava o produto pedido, para depois o entregarem ao operador; o robô pegava no item da prateleira, digitalizava o seu código de barras para verificar se era o correto; e por fim, punha o item numa caixa de papel com a etiqueta de envio para o cliente em causa. A Amazon adquiriu a Kiva por 775 milhões de dólares, em 2012. A AmazonFresh tornou-se num sucesso desde então. Moral da história: primeiro é necessário pensar numa invenção que pode resolver os problemas dos clientes; e segundo, é fundamental perceber que, por vezes, existe alguém que já tem uma invenção melhor que a nossa, que usou uma tecnologia mais inovadora que a nossa, e logo essa pessoa deve ser contratada.

Deste exemplo, podemos retirar a outra "ideia" de Bezos: paciência.  Não se pode estar à espera de acertar sempre à primeira tentativa. Por vezes, o sucesso passa primeiro pela aprendizagem. Para resolver um problema é necessário fazer experiências, falar com os clientes e perceber como esse problema lhes está a dificultar a vida.  É necessário construir um protótipo simples baseado nesse feedback, de seguida, tem de se obter mais feedback. Construir outro protótipo e tentar outra vez.

As 3 grandes ideias de Jeff Bezos - em que assenta o modelo de negócio

bottom of page